top of page
pagina inicial

GRUPO DE PESQUISA 
PATRIMÔNIO, POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E GESTÃO TERRITORIAL

O Grupo de Pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial é composto por docentes, alunos de pós-graduação e de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os temas de pesquisa concentram-se na discussão do patrimônio cultural das cidades ibero-americanas com ênfase no estudo do território das cidades paulistas, no Brasil, em distintas abordagens: políticas culturais; gestão de centros e bairros históricos; políticas habitacionais e intervenção urbana em áreas centrais; paisagem cultural; territórios periurbanos e novas centralidades. Além disso, o grupo trabalha com temas como teoria e história das cidades e do urbanismo; teoria e história do restauro; estudos urbanos latino-americanos.

 

A ampliação dos estudos para os contextos latino-americanos tem sido possível a partir da colaboração de pesquisadores de outras universidades da região, por meio de convênios e projetos desenvolvidos em conjunto nos últimos dez anos, como a Universidade de Oriente (Cuba), a Universidade de Sevilha (Espanha), a Universidade de Lisboa (Portugal) e a Universidade Nacional General Sarmiento (Argentina).

 

Também os convênios, projetos e atividades realizadas em conjunto com outras universidades paulistas, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Unicamp e a Unesp, têm proporcionado a realização de publicações e eventos nacionais e internacionais conjuntos, ampliando colaborações com novos parceiros de universidades como a Universidade Politécnica da Catalunha, a Universidade de Bogotá, a Universidade Católica do Chile e pesquisadores da FLACSO-Equador.

 

Os docentes responsáveis integram o ICOMOS-BR (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), participando dos Comitês Científicos de Teoria, Ensino de Patrimônio, Cidades e Vilas e Patrimônio Industrial e do Núcleo Estadual ICOMOS-SP; a Rede PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano Rede Nacional Brasileira), associada ao ICOMOS Brasil por meio do Comitê Científico para Educação de Patrimônio, e ao ICOMOS Internacional através do Scientific Committee for Training; a rede Laboratorio Americano de los Paisajes Históricos de la Producción - RED APPLab, com sede na Universidade de Sevilha; a Association of Critical Heritage Studies, da Latin American Studies Association (LASA) e a Associação Ibero-americana de História Urbana.

logo final.png
SOBRE+
CARTEL_50-ANIVER.-UNESCO-REDAPPLAB-PORTUGUES.jpg

EVENTO:

 Seminário Internacional

Patrimônio Mundial vs. Paisagens Históricas da Produção  na Ibero-América

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo, a Universidade de Sevilha e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) organizam o 3º evento da rede Rede applab - Laboratório Americano de Paisagens Históricas da Produção - o Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”.

Entre os objetivos principais da rede está o de organizar seminários para a discussão e difusão dos conhecimentos reunidos pelos pesquisadores, em sua atuação junto às comunidades locais e na formação de novas gerações de profissionais, a partir da difusão de novas metodologias de preservação e ativação das paisagens formadas por patrimônios relacionados à produção no território. Assim, este Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América” .

Leia mais+

bottom of page