O Grupo de Pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial é composto por docentes, alunos de pós-graduação e de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os temas de pesquisa concentram-se na discussão do patrimônio cultural das cidades ibero-americanas com ênfase no estudo do território das cidades paulistas, no Brasil, em distintas abordagens: políticas culturais; gestão de centros e bairros históricos; políticas habitacionais e intervenção urbana em áreas centrais; paisagem cultural; territórios periurbanos e novas centralidades. Além disso, o grupo trabalha com temas como teoria e história das cidades e do urbanismo; teoria e história do restauro; estudos urbanos latino-americanos.
A ampliação dos estudos para os contextos latino-americanos tem sido possível a partir da colaboração de pesquisadores de outras universidades da região, por meio de convênios e projetos desenvolvidos em conjunto nos últimos dez anos, como a Universidade de Oriente (Cuba), a Universidade de Sevilha (Espanha), a Universidade de Lisboa (Portugal) e a Universidade Nacional General Sarmiento (Argentina).
Também os convênios, projetos e atividades realizadas em conjunto com outras universidades paulistas, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Unicamp e a Unesp, têm proporcionado a realização de publicações e eventos nacionais e internacionais conjuntos, ampliando colaborações com novos parceiros de universidades como a Universidade Politécnica da Catalunha, a Universidade de Bogotá, a Universidade Católica do Chile e pesquisadores da FLACSO-Equador.
Os docentes responsáveis integram o ICOMOS-BR (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), participando dos Comitês Científicos de Teoria, Ensino de Patrimônio, Cidades e Vilas e Patrimônio Industrial e do Núcleo Estadual ICOMOS-SP; a Rede PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano Rede Nacional Brasileira), associada ao ICOMOS Brasil por meio do Comitê Científico para Educação de Patrimônio, e ao ICOMOS Internacional através do Scientific Committee for Training; a rede Laboratorio Americano de los Paisajes Históricos de la Producción - RED APPLab, com sede na Universidade de Sevilha; a Association of Critical Heritage Studies, da Latin American Studies Association (LASA) e a Associação Ibero-americana de História Urbana.
LANÇAMENTO DE LIVRO:
Paisagens históricas da produção Ibero-América:
cultura, patrimônio e infraestruturas no território
Os capítulos apresentados neste livro transitam na fronteira, no reconhecimento e na transcendência das Paisagens Históricas da Produção (PHPs), inseridos no magma conceitual, disciplinar e instrumental que flui neste início do século XXI. Trata-se de reforçar sinergias através de um espaço de transferência e cooperação em metodologias de pesquisa e gestão ativa das PHPs na América Latina e na Península Ibérica.
Esta publicação se articula em duas linhas interativas que oferecem uma leitura ampla das PHPs. A primeira é composta por artigos acadêmicos que apresentam questões teóricas e conceituais, a partir da discussão de diferentes estudos de caso no Brasil, Argentina, México, Chile e Cuba. A segunda é um conjunto de relatos do estado da arte da gestão de paisagens declaradas em nível nacional ou mundial e das fontes hoje disponíveis para a pesquisa no tema.
A intersecção destas duas abordagens e a troca de conhecimentos, experiências e olhares é uma perspectiva presente na própria origem da rede applab (Rede Laboratório Americano das Paisagens Históricas da Produção), da qual fazem parte os autores, ou seja, a relação entre o técnico e o acadêmico, a teoria e a prática, o nível local e o mundial.
Leia mais+