top of page

Preservação e gestão de paisagens industriais ferroviárias em territórios metropolitanos. Paranapiacaba - São Paulo (Brasil) e Villanueva del Río y Minas - Andaluzia (Espanha)

Resumo: A pesquisa propõe constituir um corpo teórico-metodológico e instrumental para a ativação e preservação dos patrimônios industriais ferroviários inseridos em territórios metropolitanos. Em pesquisas anteriores, foram estudadas várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), formadas a partir vetores estruturadores de expansão e urbanização, como as ferrovias. A partir dos resultados obtidos, propõe-se aplicá-los para estudo de dois casos de referência de paisagens culturais reconhecidas em nível nacional, que possuem processos de gestão local aplicados à preservação do patrimônio industrial ferroviário: o sítio histórico de Paranapiacaba (hoje distrito de Santo André) – criado a partir da implantação da São Paulo Railway Company (São Paulo) e o sítio histórico de Villanueva del Río y Minas, pertencente  à antiga  Compañía Minas de la Reunión, integrado à linha da Compañía de Ferrocarriles de Madrid, Zaragoza y Alicante (MZA), em Sevilha (Espanha). Tem-se como hipótese que esses territórios culturais, conformados a partir da implementação da ferrovia, demandam uma abordagem interescalar e diacrônica - de forma a superar sua condição de enclaves regionais - envolvendo um circuito de localidades e comunidades alinhadas por suas relações cotidianas e de identidade. A pesquisa buscará aprimorar metodologias de apreensão e de percepção da população sobre esses territórios e os patrimônios remanescentes - que implicam âmbitos diversos, como o urbano, o periurbano e o rural – e a construção de ferramentas de compartilhamento do conhecimento e de cogestão para a proposição de políticas de preservação cultural em âmbito local, regional e mundial, como paisagens históricas da produção. Pretende-se proporcionar um olhar mais atento para o cotidiano destas localidades e trazer à luz grupos sociais pouco contemplados pelas práticas tradicionais de preservação.

Palavras-chave: patrimônio cultural, participação social, paisagens industriais ferroviárias, gestão ativa, políticas públicas.

2018

Pesquisas concluídas em 2018

Pós-Doutorado – BOLSA CAPES

Pesquisador:  Roberto Rodríguez Valdés – Universidad de Oriente (Cuba)

CARACTERIZACIÓN MORFOTIPOLÓGICA DEL PAISAJE URBANO DE LOS BARRIOS DE NUEVA CAMPINAS Y TERRAZAS DE VISTA ALEGRE.

ESTRADA DE FERRO FUNILENSE (SP): TERRITÓRIO, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL.

Dissertação - BOLSA CAPES

Aluna: Ana Laura Evangelista 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E O PATRIMÔNIO EDIFICADO: URBANISMO, ARQUITETURA E FISIONOMIA DA CIDADE (1920 A 1960)

Dissertação - BOLSA CAPES

Aluna: Rosely Mayse Seno

ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS: ESTUDOS DE CASOS DE REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS E ÁREAS ENVOLTÓRIAS – A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL.

Iniciação científica – BOLSA CNPq

Aluna: Maynara Ferreira Arantes

O CENTRO HISTÓRICO DE TIRADENTES: TURISMO, URBANISMO E PATRIMÔNIO.

Iniciação científica - BOLSA FAPESP

Aluna: Dayana Silveira de Sousa 

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE LIMEIRA: QUESTÕES PARA A PRESERVAÇÃO URBANA.

Iniciação científica – BOLSA FAPIC PUC-Campinas

Aluna: Marina Meirelles Del Bianco 

2019

Pesquisas concluídas em 2019

ESPAÇOS COLETIVOS E PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: PARQUE DO POVO E PARQUE AUGUSTA.

Dissertação – BOLSA CAPES

Aluna: Gabriela Pereira Barone 

TRANSFORMAÇÕES DO LARGO DA BATATA (SP) E ENTORNO: PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS.

Dissertação 

Aluna: Patrícia Salmeron Salviani

A ÁREA DO MERCADO CENTRAL DE CAMPINAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO DA PAISAGEM. 

Iniciação científica – BOLSA FAPIC PUC-Campinas

Aluno: Lucas Bulgarelli Maldonado

SELEÇÃO, SÍNTESE E ELABORAÇÃO GRÁFICA DA DOCUMENTAÇÃO, DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS E DA ANÁLISE DO TERRITÓRIO ENTRE AS CIDADES DO EIXO DA FERROVIA FUNILENSE, COMPOSTO PELAS CIDADES DE PAULÍNIA, COSMÓPOLIS, ARTUR NOGUEIRA, ENGENHEIRO COELHO E CONCHAL.

BOLSA DE TREINAMENTO TÉCNICO TT1 - FAPESP

Aluna: Heloisa Mina Padula

LEVANTAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS HISTÓRICOS/SOCIOCULTURAIS DO TERRITÓRIO ENTRE AS CIDADES DO EIXO SUDOESTE/NOROESTE DA RMC, ENTRE OS MUNICÍPIOS DE HORTOLÂNDIA, NOVA ODESSA, AMERICANA E SANTA BÁRBARA D'OESTE (VETOR 2)

BOLSA DE TREINAMENTO TÉCNICO TT3 - FAPESP

Aluna: Mirian Senna de Araújo

2020

Pesquisas concluídas em 2020

SÃO LUIZ DO PARAITINGA: A CONSTRUÇÃO DE IMAGINÁRIOS E OS DESÍGNIOS PÓS TOMBAMENTO.

Tese - BOLSA CAPES.

Aluna:  Renata Rendelucci Allucci 

O CENTRO À ESPERA: DISCURSOS, IMPASSES E DESAFIOS PARA A REGENERAÇÃO URBANA DO CENTRO DE CAMPINAS.

Dissertação – Bolsa CNPq

Aluna: Carolina dos Santos Chagas

PAISAGEM DAS USINAS SUCROALCOOLEIRAS DE ARARAS, SP: PRESERVAÇÃO E GESTÃO DE UM TERRITÓRIO EM TRANSFORMAÇÃO. 

Dissertação – BOLSA CAPES

Aluna: Adriana Corsini Menegolli 

A LEI 5261/57 E A FISIONOMIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: UM MARCO NA HISTÓRIA DO ESPAÇO CONSTRUÍDO (1950-60)

Iniciação científica – BOLSA CNPq

Aluna: Patrícia Bandeira Damasceno de França

LEVANTAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS TÉCNICOS E DE GESTÃO DO TERRITÓRIO ENTRE AS CIDADES DO EIXO SUDOESTE/NOROESTE DA RMC, ENTRE OS MUNICÍPIOS DE HORTOLÂNDIA, NOVA ODESSA, AMERICANA E SANTA BÁRBARA D'OESTE (VETOR 2)

BOLSA DE TREINAMENTO TÉCNICO TT3 – FAPESP

Aluna: Camila Cristina Piccoli Campoy

SELEÇÃO, SÍNTESE E ELABORAÇÃO GRÁFICA DA DOCUMENTAÇÃO, DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS E DA ANÁLISE DO TERRITÓRIO ENTRE AS CIDADES DO EIXO SUDOESTE/NOROESTE DA RMC, ENTRE OS MUNICÍPIOS DE HORTOLÂNDIA, NOVA ODESSA, AMERICANA E SANTA BÁRBARA D'OESTE 

BOLSA DE TREINAMENTO TÉCNICO TT1 – FAPESP

Aluna: Julhia Bernardo Araujo

2021

Pesquisas concluídas em 2021

INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016: UM OLHAR SOBRE A ZONA PORTUÁRIA.

Dissertação – BOLSA CAPES

Aluna: Bianca Teixeira Moret Pacheco

andamento

Pesquisas concluídas em 2022

(RE) QUALIFICAÇÃO E RESILIÊNCIA: O CONCEITO DA RESILIÊNCIA URBANA ASSOCIADA À ANÁLISE DE INTERVENÇÕES RECENTES NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO.

Tese - BOLSA CAPACITAÇÃO PROFESSOR PUC-Campinas

Aluno: Marlon Paiva

URBANIZAÇÃO EM CAMPINAS: LEGISLAÇÃO E EXPANSÃO TERRITORIAL (1930-1970).

Tese - BOLSA CAPES (2017-2019)

Aluna: Ligya Hrycylo Bianchini

OS ASILOS COLÔNIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: DE PATRIMÔNIOS A TERRITÓRIOS CULTURAIS.

Dissertação 

Aluna: Bianca Maria Batista Janotti

IDENTIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO / SP

Dissertação – BOLSA CAPES

Aluna:  Camila Cristina Piccoli Campoy

A LEI 5261/57 E A FISIONOMIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES (1950-60)

Iniciação científica – BOLSA CNPq

Aluna:  Patrícia Bandeira Damasceno de França

Como repercussões recentes destes novos projetos conjuntos, foi possível a realização de publicações e eventos conjuntos:

1. Organização dos eventos internacionais

 

1.1. V Congresso da Associação Internacional de História Ferroviária “Os legados para nosso futuro e IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário, juntamente com o Laboratório de Patrimônio Cultural /Universidade Estadual Paulista -UNESP, sede do Projeto Memória Ferroviária, com apoio da Associação Internacional de História Ferroviária (AIHC – IRHA - AIHF) e do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial  (TICCIH-Brasil), que será realizado na PUC-Campinas de 9 a 11 de setembro de 2021 e, além de apresentar resultados sobre vários temas e interlocuções dos grupos de pesquisa, também é voltado à discussão dos trabalhos de alunos de pós-graduação, que apresentarão seus resultados na jornada de jovens pesquisadores

Acesse o site+

 

1.2. Organização do XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM URBANISMO 2020 XII SIIU – Lisboa e São Paulo – 2020” (XII SIIU), que possui duas sedes que realizam o congresso em simultâneo, neste caso, Lisboa e São Paulo. A organização do congresso de São Paulo  está sob minha responsabilidade pela PUC-Campinas juntamente com pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde será realizado o evento entre os días 25 e 26 de junho de 2020 em São Paulo e a de Lisboa com a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, onde será realizado o evento entre os dias 15 e 17 de junho de 2020 em Lisboa. O congresso é também um dos resultados de cooperações realizadas com pesquisadores portugueses, espanhóis, da Universidad Politécnica de Barcelona, sob a organização do Prof. Dr. Joaquín Sabaté Bel e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e é voltado especialmente para alunos de pós-graduação em arquitetura e urbanismo de universidades ibero-americanas.

Acesse o site+

 

1.3. Organização do 5o FIPA - Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil / Portugal. PUC-Campinas/Universidade de Aveiro (Portugal)/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), 2018, doo qual resultou a organização do livro:

AMOROSO, M. R. S. P. A.; SCHICCHI, M. C. S.; PEREIRA, R. B.; SALGADO, I. 5º Fórum Internacional Sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal – FIPA - 2018. Brasília: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2018, v.3001. p.262.

Acesse o site+

1.4. Coordenação de Mesa 61. Urbano, suburbano e periurbano: paisagens e outros patrimônios culturais no II Congreso Iberoamericano de História Urbana, realizado na Cidade do México de 25 a 29 de novembro de 2019, p. 2771 – 2867, juntamente com a pesquisadora Milene Soto Suárez, da Universidad de Oriente de Cuba. Participaram da mesa os seguintes pesquisadores: 

Eduardo Mosquera Adell, Maria Teresa Pérez Cano (Universidade de Sevilha); Marta Marçal Correia dos Santos Gonçalves (Universidade do Algarve); Eneida de Almeida; Aline Lourenço Campanha; Beatriz Amanda Dias (Universidade São Judas Tadeu - São Paulo); Renata Baesso Pereira; Ana Beatris Fernandes Menegaldo (PUC-Campinas);  Eunice Helena Sguizzardi Abascal (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Roberto Rodríguez Valdés; Maria Teresa Muñoz Castillo (Universidad de Oriente – Cuba); Enrique Larive López (Universidad de Sevilla – España); José Benito Garzón Montenegro (Universidad del Valle – Colombia).

Acesse os anais+

2.  Coordenação e/ou participação de projetos conjuntos de Cooperação Internacional (CAPES) e Auxílios Pequisa (FAPESP)

 

2.1  Coordenação do projeto de COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPES/MES/CUBA nº 210/13 entre PUC-CAMPINAS e UNIVERSIDAD DE ORIENTE (CUBA)- COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPES/MES/CUBA nº 210/13  (2014-2018) com vigência de quatro anos (2014-2018), entre a Universidad de Oriente e a PUC-Campinas, denominada “Cidade, habitação e patrimônio. Experiências compartilhadas entre as cidades Campinas (São Paulo) e Santiago de Cuba”. Trata-se de financiamento para mobilidade de pesquisadores e doutorandos entre universidades e desenvolvimento de atividades acadêmicas, aulas e pesquisas conjuntas. Outros pesquisadores do projeto: Pela Universidad de Oriente: Dra. Milene Soto Suárez, coordenadora do projeto pela equipe cubana; Dra. Maria Teresa Muñoz Castillo, Dr. Carlos Odio Soto; estudante de doctorado: Yilién Cabrera Martin; Pela PUC-Campinas: Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Jr.; Dra. Renata Baesso Pereira; estudantes de doutorado: Renata Rendelucci Allucci e Anderson D. A. Proença.

 

2.2  Participação da Profa. Dra. Maria Cristina Schicchi como Pesquisadora Associada pela PUC-Campinas,  juntamente com membros do grupo de pesquisa no PROJETO MEMÓRIA FERROVIÁRIA Perspectivas Interdisciplinares de Registro e Ativação de Patrimônio Industrial- Auxílio Pesquisa Fapesp Processo: 2016/15921-2– Coordenação Dr. Eduardo Romero de Oliveira. Participação como Pesquisadora Associada (2017-2018). Projeto de auxílio à FAPESP, coordenado pelo professor Dr. Eduardo Romero de Oliveira, da UNESP. A Profa. Maria Cristina coordenou o núcleo “Novas problemáticas na gestão do patrimônio cultural e industrial”. Participaram deste projeto, em rede, os seguintes pesquisadores e universidades estrangeiras: Domingo Cuéllar/FFE (Espanha), Enrique Larive López (US), Julián Sobrino Simal (US), Monica Ferrari/UT (Argentina), Mike Robinson/IIICH (UK) e Roger White/IIICH (UK).

Pesquisas concluídas em 2023

FEIRAS LIVRES: territórios de identidade, lugares de memória

Dissertação – BOLSA Capes (Modalidade I)

Aluna:  Heloisa Mina Padula

bottom of page